sábado, 3 de abril de 2010

Um Planeta Doente

Estava vendo algumas reportagens sobre a famosa "questão ambiental do planeta", um assunto polêmico? Não diria exatamente esta palavra, diria no aspecto de ser uma de nossas maiores responsabilidades sociais como também pessoal, pois desde as nossas pequenas atitudes até as maiores afetam nosso planeta, não só o nosso bairro, cidade e o nosso pais, mas sim o planeta. Digo essas tais atitudes até pelo simples fato de você jogar um lixo na rua, até aos nossos grandes problemas sociais que enfrentamos diariamente, que nos afeta seja ele diretamente ou indiretamente, a questão que seja referida seria se tais problemas um dia terão suas soluções, sendo na maior parte delas com a apoio de organizações que realmente tem o verdadeiro propósito de fazer algo em relação a estas questões ambientais, não só organizações particulares, como instiuições não governamentais, como grupos formados com este único ideal, ajudar o nosso planeta, ou mesmo você fazendo a sua parte mudando em suas atitudes mesmo sendo ela pequenina ou grandiosa.


Um programa feito pela "VBS.TV" apresentado pela Mtv americana, mostra documentários sobre uns dos grandes problemas ambientais que o mundo enfrenta, excesso de exploração indevida de petróleo, exposição de produtos químicos no ar gerando grandes consequências desastrosas ao meio ambiente e a grande poluição do ar.
Um grande problema vivido na cidade de Linfen que fica na província de Shanxi na China, aonde há uma grande concentração de poluição causada pelo excesso do uso do carvão na região, assim como grandes chefes de organizações do carvão acreditam estarem aumentando o desenvolvimento econômico do pais e da região, os mesmos sabem do dano ambiental que é apresentado na região da cidade e não só, mas também como é feito este grande dano que é causado devido à estas "grandes produções" de carvão na cidade.

Segue abaixo um video deste programa exibido pela Mtv, sobre o documentário da cidade Lifen, considerada a cidade mais poluída do mundo!



Não só visando os grandes problemas ambientais do planeta, mas sim devemos visar os problemas locais, ao nosso redor, no nosso bairro, na nossa cidade, problemas de estrutura básica que é necessitada à uma região para melhor vivência, problemas onde o governo diz fazer questão mas ao mesmo tempo é claramente visível o tal descaso pelo problema apresentado. Um dos grandes problemas que deveriam serem resolvidos imediatamente seria a questão do saneamento básico, onde pessoas moram devido à vários fatores sociais, que englobam toda a questão dos princípios fundamentais de se organizar aquela sociedade que será residida ali naquele local.

Como grande parte dos problemas são ignorados por tais governantes, assim também é ignorado pela própria sociedade, desde daquela que não seria afetada, até os próprios que são afetados pelo problema e que como não "acham" soluções, estão devidamente "acostumados" na condição semi-humana, não digo que tais pessoas estariam de acordo com a situação ou conformadas de viver naquele problema, mas digo no sentido de que não é feito nada à respeito, ai que é chegada à conclusão, o que você estaria fazendo para melhorar o planeta em relação à questão ambiental? Aonde você estaria disposto para mudar algo, até aonde você estaria disposto para começar a mudar nem que seja aquela simples atitude de jogar lixo nas ruas? Deveríamos todos cobrar daqueles que deveriam estarem fazendo realmente algo para mudar isso, infelizmente temos que cobrar soluções sendo que elas deveriam serem resolvidas não por serem questões básicas, mas sim pelo dever daqueles que se canditaram e assumiram tal responsabilidade social.

Refletindo sobre essas questões, talvez você possa rever algumas atitudes, não só atitudes feitas e vistas, mas rever atitudes que não foram feitas que poderiam ser realizadas.

"Pensar no próximo, é pensar no seu próprio bem estar e no bem estar de todos."


Ao som de : Radiohead - "Pulk/Pull Revolving Doors"




Você pode comentar, elogiar, criticar à vontade, esse seria um dos propósitos do blog, ver as diversas reações das pessoas ao lerem essas poucas palavras não muito sábias, porém verdadeiras.

[ clique em comentários abaixo e escolha a opção "anônimo" caso você não tenha uma conta no blogspot, pode colocar seu nome, ou mesmo seguir o comentário como anônimo]

4 comentários:

  1. Acho que sobre esse assunto não estou em uma fase muito boa pra comentar,estou na fase da revolta achando que o brasil não tem jeito!Mas sei que é um assunto muito sério,porém não étratado com a seriedade que merece!E digo isso não só querendo falar mau dos politicos,mas também da sociedade,que se acomoda na merda muitas vezes não faz nada e reclama de braços cruzados.Não sei se vc sabe,mas faz 4 anos que luto pra conseguir um farol ou uma passarela em frente a fatec,até assinatura do antigo prefeito eu consegui se comprometendo de colocar farol,mas nada,enviei para o jornal pagina zero,e nada !!!Não é pra se revoltar? O safado olhou na minha cara segurou na minha mão e disse que iria colocar o farol e nada!!!Ai vc até consegue mobilizar alguns moradores,quase consegue um motim!rsrss Ai passa um carro anunciando que o novo prefeito irá fazer um comicio de agradecimento,e vc ve na cara das pessoas que em um momento estavam revoltadas,a alegria de poder pegar na mão do novo prefeito de carapicuiba! que bost......viu eu disse que não tava legal,mas vai ve alguém precisa ler isso e eu fui instrumento de irá!!!! ACORDA POVO! PAULA

    ResponderExcluir
  2. Pô nem fala né velho! O mundo é assunto sempre, ta em todos os lugares..Tv, radio, internet, tudo!
    Geral pedindo por uma coisa que é tão simples e devia partir do ser humano mesmo, sem pedidos, sem ninguém implorar..
    E todas essas catastrofes que vem acontecendo, não é o fim do mundo haha' talvez seja, porque não!? mas é mais a resposta do mundo ao ser humano, seu grito strondante de socorro.

    beeijos deeh ♥

    ResponderExcluir
  3. Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pela brilhante atitude de escever e falar de um assunto de suma importância , que é o meio ambiente.

    Uma certa vez escreví um artigo onde falei que " o homem está destruindo sua própria espécie " .

    É muito simples pras pessoas, projetarem no outro o "erro" ou a "culpa" por algo, difícil mesmo , é assumir á parcela individual que se têm no assunto, e ter uma postura de contribuição positiva, para melhorar á situação atual do meio ambiente.

    Há áqueles que cogitam uma impossível solução, e nada fazem ou ainda pior,atiram descaradamente a latinha de cerveja ou de refrigerante pela janela do ônibus, enquanto outros apenas assistem de camarote o desfecho.

    Até quando vamos ter que conviver com uma espécie que se diz humana, racional e sociavél ? Com aqueles que só pensam em sí.

    Vejo toda essa situação, como reflexo do capitalismo exagerado e da falta cada vez mais de humanismo.

    Depois com a maior cara de pau, alguns dizem pelo mundo afora através dos meios de comunicação, que o mundo está acabando, e na hora de jogar o lixo no lixo esquecem que Deus nos deu sabedoria e isso inclui á educação.

    O homem não está cuidando do planeta que o criador lhe deu e agora "joga" a culpa nele , dizendo que, este está acabando com o mundo, faça mil favor né ? O que tá faltando é falta de vergonha na cara daqueles que só pensam em sí e no dinheiro, e esquecem que possuem o que eles próprios desceveram no dicionário, como DECISÃO, decisão em querer parar com essa palhaçada que mostram as imagens acima, decisão em querer contribuir para melhorar o meio em que vivem, e por fim para encerrar, decisão de descruzar os braços.

    Por :Gérson Barros (Fut.Psicólogo Clínico & Organizacional)

    ResponderExcluir
  4. Nada melhor do que falar do meio em que nós vivemos quantas coisas podemos aproveitar com essa espetacular formação da natureza , infelizmente nem todas as pessoas tem essa visão de preservar o que temos como herança.
    Sempre Há um foco maior e o menor é a natureza,
    pensar que um simples papel pode prejudicar muito.
    Estamos perdendo tempo em achar culpados para essa questão,nós mesmos podemos tentar melhorar essa situação, uma atitude ainda que seja pequena pode se tornar grande.
    Não sabemos o que ainda esta por vir devido a tanta poluição,mas sabemos que aquilo que plantarmos sera o nosso fruto bom ou ruim bem diz que os dias correm voam e com o tempo não vão voltar,
    realmente só a uma unica chance pra viver então que seja da melhor maneira.

    ResponderExcluir