sábado, 24 de abril de 2010

O Começo Do Fim.

Como sempre deixei claro que tudo que falo aqui podem ser sim, opiniões e visões sobre assuntos que vejo e que vivenciei, sim! Mas nada foi propriamente dito sobre minha pessoa, nada em particular diretamente, pois este não é o propósito deste blog, e sim talvez eu nem saiba o propósito de tudo isso, talvez seja mais uma "distração" à minha cabeça, talvez seja uma ajuda à alguém que mesmo "sem querer ajudei" ou simplesmente um "ponto de refugio" meu, onde expressei pensamentos em palavras sobre aquilo que queria expor e dividir isso, talvez seja NADA.

Contraditório dizer que irá começar o "começo do fim"? Talvez, talvez não, o sentido teria "talvez" o único significado, o começo de um final, o começo onde tudo irá acabar, aonde nada mais faz sentido, aonde nada tem mais valor, onde nada vale a pena, sempre procuramos sentido nas coisas, no que fazemos, em nossas atitudes e pensamentos e vontades, mas as vezes parece que nada faz sentido, tudo parece que sempre tudo o que fazemos é em vão, aceitamos o "comodismo" sim, em particular, já não sei mais se ainda continuo nessa "doença" do comodismo, da ignorância social, do conformismo.

Uma doença que se espalha como um vírus, aceitável à todos que estão com a "imunidade baixa" a imunidade mental, a imunidade do prazer em viver, do motivo, da razão, do valor em fazer algo, daquilo que subestimamos e não temos a coragem para enfrenta-lo,talvez seja esse um de muitos motivos que são escritas essas palavras, talvez ainda esteja "contaminado" à isso, mas sei que isso tem "cura", aonde procurar? Em você mesmo, olhando para si e vendo que há dentro de você alguma força restante para que ainda possa querer mudar alguma coisa, para fazer algo de bom à quem precise ou à você mesmo.

Eu busco o meu Deus, aquele que me sempre me deu forças, a maioria dos psicólogos, grandes pensadores, humanistas, também buscam em si algo em que possa se fortalecer, mas de que adiantaria desde você ser o grande humanista e critico de tudo aquilo que lhe convenha à dizer até o mais "pobre em pensamentos", aquele que não saiba se expressar diante a "A SOCIEDADE" com belas palavras e discursos filosóficos e inteligentes, de que adiantaria? Todo nós iremos "crescer" e vamos ver com nosso próprios olhos a realidade de como é o mundo "aqui fora" e ver de que tudo que é discutido,pensado e estudado, valeria de nada se não fosse a vivência naquilo que somente analisamos e criticamos.

Há um velho ditado "Fácil é dizer, difícil é fazer", faz sentido, muito fácil criticar e sair escrevendo sobre aquilo que lhe der na telha, palavras e mais "blá blá" talvez palavras que façam sentido ou até são jogadas fora sem motivo algum, em particular já não sei mais o que serei, se este blog com pouquíssimos post's ajudou alguém, recebi criticas, elogios, comentários, opiniões, sugestões, mas não desistirei de meus ideais, não vejo um ideal como uma "meta" de vida, mas sim uma razão para seguir nessa loucura toda de viver, não sei se serei um "psicólogo" talvez não tenha o dom de tanta paciência assim, não sei serei um critico ou um pensador, mas quero ser sim um ativista, ativista daquilo que coloco em palavras, à prática!

Sendo assim, talvez este seja o último post postado nesse blog, não sei se continuarei com isso, de que adiantariam palavras "sábias" e bonitas sem nenhum real sentido, sem nenhuma razão de fazê-las tornarem reais, pois bem, isso que seguirei, farei de todos esses pensamentos, atitudes, e sim me arriscarei até o fim de meus dias para que tudo um dia alguém me mostre o verdadeiro sentido disso tudo, peço à Deus para que esse dia chegue e para que Ele mesmo me mostre isso.

Gostaria de dizer mais uma vez, obrigado pelas poucas pessoas que tem a paciência de ler essas palavras, e à aquelas que estão do meu lado não só nas horas boas, mas nas ruins e à aquelas que não dizem sempre sim, mas também dizem não!

À você que leu até aqui, obrigado, pela paciência e desejo-lhe que reflita não só no texto apresentado, mas sim no texto da sua vida, o que você está escrevendo!

Adeus? Tchau? ...

*Ouvindo: Radiohead - "Knives Out"


Você pode comentar, elogiar, criticar à vontade, esse seria um dos propósitos do blog, ver as diversas reações das pessoas ao lerem essas poucas palavras não muito sábias, porém verdadeiras.

[ clique em comentários abaixo e escolha a opção "anônimo" caso você não tenha uma conta no blogspot, pode colocar seu nome, ou mesmo seguir o comentário como anônimo]

sábado, 17 de abril de 2010

O Que Pensar?

Confesso que não sei exatamente como começarei este post agora, mas como sempre, vou deixar meus pensamentos fluírem e transmiti-los para os meus dedos que cautelosamente vão digitando cada palavra que é pensada, antes de tudo queria agradecer à todos que estão seguindo este blog, não só como meus amigos mas aqueles que lêem este blog e faz desse tal momento uma reflexão sobre aquilo expressado que própriamente dito gostaria que seguisse como um pensamento profundo e quem sabe uma nova atitude tomada por você mesmo de coisas que estão acontecendo ou até coisas que possam "vir à acontecer".

O motivo do nome do blog ser chamado de "Inexistência" teria talvez mais de um significado, a inexistência de amor do ser humano, quando digo amor, não seria o amor físico e nem aquele sentimento de amor "sentimental" ao próximo, mas sim o amor de ser exatamente um ser humano melhor, o amor de olhar para seu irmão e não julga-lo por nenhum motivo, mesmo quando ele se disponha a te mostrar muitos deles para não aceita-lo.

Vejo em todas as pessoas ao meu redor uma inexistência de várias objeções, não só essas objeções claramente expostas em suas faces, mas sim de seu próprio intelecto, de seu próprio ser e daquilo que estaria disposto a passar à alguém, ou até mesmo seguir para si mesmo, a inexistência do amor, do apego a alguma coisa, do que ter com que se apoiar, daquilo que chamamos de "carência" na ausência de um amor "carnal", mas não no sentido em que é pensado.

O que esperar de alguém? O que você gostaria de ouvir? O que você gostaria que fizessem ao seu gosto, ou aquilo que te convenharia quando você precisasse de algo?

Mas o quanto você estaria disposto à se permitir para oferecer também essas dádivas, tanto para alguém em especial ou até mesmo para um desconhecido, o mundo não pára, as pessoas "não podem" parar para tais atitudes, somente quando acham que são necessárias para que sejam retribuídas de tal maneira, sempre pensamos assim, dando algo em troca até mesmo com o pensamento na consciência de que não queremos nada em troca, mas queremos sim, o mínimo de reconhecimento ou até mesmo ao "estrelato" pela tal atitude feita, mas se o ser humano não fosse tão fechado à isso, o mundo talvez poderia ser melhor, não digo no sentido que queria mudar o mundo, mas aquilo que posso "mexer" eu tentarei e não buscarei tal merecimento, apenas gostaria que nem que fosse um pequeno segundo de reflexão sobre aquilo que estaríamos seguindo para nossa vida.

O que pensar sobre o que vamos ser daqui alguns anos? Seria talvez um pouco fácil? Temos planos, seguimos nossa rotina no decorrer do tempo, talvez possamos mudar tal caminho para aquilo que realmente queremos, mas nunca sabemos o que realmente poderá acontecer na manhã seguinte, o ser humano deveria aprender cada vez mais a valorizar-se no que tem de bom e de ruim também, pois muitos daria tudo para pelo menos poder ter a sensação de poder escolher entre o certo e o errado, digo no modo de atitudes que podemos ter e de coisas que podemos fazer sobre aqueles que ao mínimo de possibilidades poderia estar fazendo, até um simples ato de como estou fazendo agora, escrevendo essas palavras, lendo, pensando sobre tudo isso.

Dê à você mesmo o real valor das coisas simples, não só pensar nas coisas simples da vida, mas sim naquilo que estamos podendo fazer e que possamos mudar, então aproveite cada minuto para poder mudar o que realmente queira e não tenha tal coragem, talvez não possa se arrepender "lá na frente".


*Ao som de: Radiohead - "Nice Dream"



Você pode comentar, elogiar, criticar à vontade, esse seria um dos propósitos do blog, ver as diversas reações das pessoas ao lerem essas poucas palavras não muito sábias, porém verdadeiras.

[ clique em comentários abaixo e escolha a opção "anônimo" caso você não tenha uma conta no blogspot, pode colocar seu nome, ou mesmo seguir o comentário como anônimo]

sábado, 3 de abril de 2010

Um Planeta Doente

Estava vendo algumas reportagens sobre a famosa "questão ambiental do planeta", um assunto polêmico? Não diria exatamente esta palavra, diria no aspecto de ser uma de nossas maiores responsabilidades sociais como também pessoal, pois desde as nossas pequenas atitudes até as maiores afetam nosso planeta, não só o nosso bairro, cidade e o nosso pais, mas sim o planeta. Digo essas tais atitudes até pelo simples fato de você jogar um lixo na rua, até aos nossos grandes problemas sociais que enfrentamos diariamente, que nos afeta seja ele diretamente ou indiretamente, a questão que seja referida seria se tais problemas um dia terão suas soluções, sendo na maior parte delas com a apoio de organizações que realmente tem o verdadeiro propósito de fazer algo em relação a estas questões ambientais, não só organizações particulares, como instiuições não governamentais, como grupos formados com este único ideal, ajudar o nosso planeta, ou mesmo você fazendo a sua parte mudando em suas atitudes mesmo sendo ela pequenina ou grandiosa.


Um programa feito pela "VBS.TV" apresentado pela Mtv americana, mostra documentários sobre uns dos grandes problemas ambientais que o mundo enfrenta, excesso de exploração indevida de petróleo, exposição de produtos químicos no ar gerando grandes consequências desastrosas ao meio ambiente e a grande poluição do ar.
Um grande problema vivido na cidade de Linfen que fica na província de Shanxi na China, aonde há uma grande concentração de poluição causada pelo excesso do uso do carvão na região, assim como grandes chefes de organizações do carvão acreditam estarem aumentando o desenvolvimento econômico do pais e da região, os mesmos sabem do dano ambiental que é apresentado na região da cidade e não só, mas também como é feito este grande dano que é causado devido à estas "grandes produções" de carvão na cidade.

Segue abaixo um video deste programa exibido pela Mtv, sobre o documentário da cidade Lifen, considerada a cidade mais poluída do mundo!



Não só visando os grandes problemas ambientais do planeta, mas sim devemos visar os problemas locais, ao nosso redor, no nosso bairro, na nossa cidade, problemas de estrutura básica que é necessitada à uma região para melhor vivência, problemas onde o governo diz fazer questão mas ao mesmo tempo é claramente visível o tal descaso pelo problema apresentado. Um dos grandes problemas que deveriam serem resolvidos imediatamente seria a questão do saneamento básico, onde pessoas moram devido à vários fatores sociais, que englobam toda a questão dos princípios fundamentais de se organizar aquela sociedade que será residida ali naquele local.

Como grande parte dos problemas são ignorados por tais governantes, assim também é ignorado pela própria sociedade, desde daquela que não seria afetada, até os próprios que são afetados pelo problema e que como não "acham" soluções, estão devidamente "acostumados" na condição semi-humana, não digo que tais pessoas estariam de acordo com a situação ou conformadas de viver naquele problema, mas digo no sentido de que não é feito nada à respeito, ai que é chegada à conclusão, o que você estaria fazendo para melhorar o planeta em relação à questão ambiental? Aonde você estaria disposto para mudar algo, até aonde você estaria disposto para começar a mudar nem que seja aquela simples atitude de jogar lixo nas ruas? Deveríamos todos cobrar daqueles que deveriam estarem fazendo realmente algo para mudar isso, infelizmente temos que cobrar soluções sendo que elas deveriam serem resolvidas não por serem questões básicas, mas sim pelo dever daqueles que se canditaram e assumiram tal responsabilidade social.

Refletindo sobre essas questões, talvez você possa rever algumas atitudes, não só atitudes feitas e vistas, mas rever atitudes que não foram feitas que poderiam ser realizadas.

"Pensar no próximo, é pensar no seu próprio bem estar e no bem estar de todos."


Ao som de : Radiohead - "Pulk/Pull Revolving Doors"




Você pode comentar, elogiar, criticar à vontade, esse seria um dos propósitos do blog, ver as diversas reações das pessoas ao lerem essas poucas palavras não muito sábias, porém verdadeiras.

[ clique em comentários abaixo e escolha a opção "anônimo" caso você não tenha uma conta no blogspot, pode colocar seu nome, ou mesmo seguir o comentário como anônimo]

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O Grito Dos Mudos

Como dito na "Introdução", este blog não será uma autobiografia,mas, uma forma para que alguém possa refletir sobre tal assunto comentado, ou até mesmo uma maneira de expor aquilo que sinto sobre aquilo que seria algo de "real" que acontece no dia-a-dia das pessoas, entre vários outro motivos à quais teria para dizer alguma coisa.

Hoje irei escrever essas palavras aos "prantos" da dor, da dor de poder ver a dor em outros rostos, da dor daqueles que gritam e clamam ajuda ao perceber que mesmo "sabendo" aonde estão, até certas de que aquilo seria o mais seguro para si mesma(o), estão gritando, "esguelando" ao mundo e principalmente para alguém o seu pedido de carência do "amor" e atenção para para si.

O ser humano é muito carente, carente de atenção, carente de carinho, e não somente esta "carência física" mas sim a carência do amor, de um verdadeiro motivo para viver, é assim que tais pessoas procuram preencher este vazio em outro ventos, procuram, procuram, e sabem que continuam parados no mesmo lugar, preenchendo o vazio com vazio, é triste ver isso, é quase que "inaceitável" ver uma pessoa assim e não querer dizer:

"Hey, olha ao seu redor, o que você está fazendo consigo mesmo? O que estaria fazendo para o seu 'irmão' ?"

O ser humano tem si o instinto egoísta, não adianta você dizer que não é egoísta, é sim! Em várias situações você poderá ver isso, em uma situação em que você vê uma pessoa pedindo ajuda e você sabe muito bem que teria a tal condição de pode-la ajudar naquele exato momento, você irá ajudar, não será egoísta ao ponto de ver que poderia dar essa "ajudinha", ou essa perda de seu precioso tempo, "achando" que estaria fazendo "a boa ação do dia".

Agora convenhamos tal situação:



Passamos diariamente sobre pessoas, situações diversas, vidas passando ao nosso redor, problemas, dificuldades, alegrias, tristezas, claro, não julgo que você deva ser um "bom pastor" e sair ajudando à todos que passam fome na rua e à todos que tem graves problemas em sua vida com a sociedade, não, mas sim temos o egoísmo pelo simples fato de ignorar um morador de rua, uma simples ação de olhar um "mendigo" e ignora-lo, julgando de bêbado, sem rumo, vida perdida, não sabemos o que aquela pessoa passou em sua vida, não podemos julga-la, cada um teve seu "motivo" de estar ali, possa ser que a vida teria sido injusta para consigo? Sim, mas talvez o mesmo não tenha a culpa de tal crueldade da sociedade, do egoísmo do ser humano, da ganancia por aquilo que domina as mentes humanas, o dinheiro.

Essas pessoas, não só "moradores de rua", mas sim muitas pessoas clamam nossa ajuda, a nossa atenção, o nosso amor, você não pode se achar inferior suficiente de não pode-la ajuda-la, "Se você tem um pão, dê metade à aquele que tem fome", digo não só no sentido literário da frase, mas sim em todas as situações que devemos pensar no próximo.

Talvez seja este um bom motivo para achar a "graça" na vida, para alcançar tamanha felicidade e satisfação de poder se sentir realizado ao ver um sorriso no rosto de seu irmão, sim, porque somos todos irmãos, com pensamentos diferentes, personalidades diferentes, porém somos todos irmãos, tudo tem o seu propósito, tudo terá seu verdadeiro valor ao ser concluído todo o caminho percorrido, longo, árduo, porém todos concluiremos ao final da vida, alguns não concluem, alguns se realizam antes mesmo de terminarem, mas este real motivo, só Ele poderá nos dizer no fim disso tudo.

Encerro este texto com uma frase que recebi hoje, da pessoa mais importante na minha vida:

"O serviço é grande, mas os operários são poucos, nós."



Gostaria de fazer alguns agradecimentos neste post:

- Gostaria de agradecer primeiramente à Deus, e a todos que estão comigo se questionando o porque disso tudo, até nós mesmo que acreditamos nEle, nos questionamos a conduta da sociedade, as atitudes dos seres humanos para com seus próprios irmãos, muito obrigado à meu grande irmão em espírito Robson Sousa, que atura meus "ignorantes ataques de ira" sobre aquilo que discordo do que seria inaceitável ao meu ponto de vista, pela paciência e apoio, gostaria de citar também neste post à grandes colegas que conheço ao longo dos tempos, Leandro Piva por ser mais um apaixonado pelo questionamento gigantesco da vida, pela suas poesias a meias "turbulentas" histórias que tem o seu verdadeiro propósito.
À aquelas pessoas que me fazem aqui na terra terem motivos para seguir na minha vida, com meus ideais, e meus sonhos e minhas vontades, minha família!

E gostaria humildemente pedir desculpas por palavras que possa vir a "ofender" alguém, e por atitudes que talvez eu não saiba que teriam ofendido tal pessoa (e também por alguns erros de gramática " =D " )


*Radiohead - "Motion Picture Soundtrack"

Você pode comentar, elogiar, criticar à vontade, esse seria um dos propósitos do blog, ver as diversas reações das pessoas ao lerem essas poucas palavras não muito sábias, porém verdadeiras.

[ clique em comentários abaixo e escolha a opção "anônimo" caso você não tenha uma conta no blogspot, pode colocar seu nome, ou mesmo seguir o comentário como anônimo]